O Centro da Visão apoia a Campanha Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada em parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado. O movimento tem como objetivo orientar a população masculina sobre a importância de realização dos exames preventivos PSA e toque retal, de modo a detectar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, a campanha também preza pela mudança de hábitos e atitudes do público masculino em relação à sua saúde e seu corpo.

O movimento teve início na Austrália, com o evento Movember – união das palavras moustache e november (bigode e novembro, em inglês). A ação nasceu para conscientizar e levantar fundos para as questões de saúde dos homens, como o câncer de próstata e depressão. Essa iniciativa se difundiu para outros países e, hoje, já atinge mais de 1,1 milhões de pessoas em países como Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, apresentando 60.180 novos casos em relação a 52.680 de mama. Cerca de 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis e sua detecção precoce é essencial para o seu tratamento. A enfermidade não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso, é importante a ida uma vez por ano ao urologista para o acompanhamento da glândula.

No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Acompanhe o Facebook da SBU (www.fb.com/SociedadeBrasileiraUrologia) e siga a campanha Novembro Azul.